SOE - Serviço de Orientação e Encaminhamento

 

Tema de estudos de 2017: Apreensão da Realidade Psíquica II - aperfeiçoando a escuta clínica.’

 

As Reuniões Científicas acontecerão nas seguintes datas:

 

08/02 Segunda Reunião Administrativa e de Projetos

Coordenação: Patrícia Nunes e Aline Spósito

 

 

08/03 Reflexões sobre a técnica psicanalítica: desafios e possibilidades

Coordenação: Ângela Jimenes

 

 

05/04 Seminário Clínico

Coordenação: Sônia Guirado

Apresentação: Luciana Moraes

 

 

10/05 Sonhos e pesadelos no consultório

Coordenação: Adriana Godoi Cirino

 

 

07/06 Seminário Clínico

Coordenação: Elza Guedes

Apresentação: Karina Zanini

 

 

05/07 Peça teatral - Teoria do Pensar

Coordenação: Patrícia Nunes e Aline Spósito

 

Horário: 20:30

Local: Núcleo de Psicanálise

Público: Psicoterapeutas participantes do SOE

 

Para maiores informações, ligue na secretaria no NPMR: tel (14) 3413-3307.

 

Aos Professores com Afeto

 

Aline Sposito1

 

Dia 15 de outubro é a data em que celebramos o Dia do Professor, mas quando iniciou? Qual a história desta data comemorativa?

Em minha busca por conhecer esta história encontrei que: Em 1947 ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta número 1520, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Quatro professores tiveram a ideia de criar um dia de parada para se organizarem quanto ao restante do semestre letivo e ter um tempo para se evitar a estafa, visto que o segundo semestre letivo era de dia 01 de junho até 15 de dezembro.

A sugestão da data de 15 de outubro surgiu do professor Salomão Becker. Nesta data, em sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A iniciativa teve o apoio dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko e a comemoração foi um sucesso, espalhou-se pela cidade para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. Foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

É um momento para demonstração da afetividade, palavra que vem do Latim afficere ad actio, que significa “onde o sujeito se liga”. A ligação com o professor se inicia no processo de aprendizagem que vai além do aprender conteúdos, está na experiência emocional vivenciada na “ligação” professor e aluno.

Paulo Freire (2001) descreve o processo de aprendizagem  assim:

 

“Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos. O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer”. (Freire, 2001)

 

Este ensinar e aprender é permeado por uma “ligação” cheia de afeto, de disponibilidade e de envolvimento para percorrer o caminho do conhecimento. Conhecer desperta muitas emoções e estar acompanhado por um ensinante com olhar atento torna a trajetória mais estimulante e encorajadora.

Nesta data especial queremos declarar nossa gratidão aos Professores que nos afetam através do olhar de reconhecimento de nossas inquietações e curiosidades, nos estimulam o desejo de buscar conhecer e pensar nosso próprios pensamentos.

 

 

Referências:

Etimologia da palavra afetividade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afetividade#Etimologia. Acesso em: 12 de Out. 2016.

 

FREIRE, Paulo.  Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Disponível em: file:///C:/Users/mnm/Desktop/Cabelo/Carta%20de%20Paulo%20Freire%20aos%20Professores.pdf. Acesso em: 12 de Out. 2016.

 

História Dia do Professor. Disponível em: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml. Acesso em: 12 de Out. 2016.

 

 

1Psicóloga Clínica, especialização em psicoterapia psicanalítica pelo Univem e NPMR, membro agregado do NPMR e auxiliar da Comissão do Serviço de Orientação e Encaminhamento (SOE).

 

Dia Mundial da Saúde Mental

(comemorado no último dia 10 de outubro)

 

Faça o download do artigo a baixo:

<< EVENTO ANTERIOR

Av. Rio Branco, 1132 • Sala 83 • Ed. Rio Negro Center   |   TeleTelefone: (14) 3413-3307