Demanda Psíquica e Estratégias de

Abordagens da Psicanálise Contemporânea

 

Inscrição Online

Demanda psíquica e estratégias de abordagens da psicanálise contemporânea

com a Profa. Dra. Ana Celeste Pitiá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Ana Celeste Pitiá - Doutorada na área de Saúde Mental pela USP de Ribeirão Preto, publicando em 2002 a primeira tese sobre o trabalho do Acompanhamento Terapêutico (AT), que foi publicada como livro: “Acompanhamento Terapêutico: a construção de uma estratégia clínica. Vetor Editora: São Paulo/SP, 2005”. Desde 2004 colabora com a construção do campo de conhecimento sobre o Acompanhamento Terapêutico (AT), como Coordenadora de Cursos de Formação AT, Desenvolvimento de equipes e Supervisão clínica de casos em Acompanhamento Terapêutico. Atualmente, atende na clínica de psicologia do Instituto Comviver, presta consultoria em diversas instituições, colaborando com o desenvolvimento humano de equipes multiprofissionais, através do manejo da interdisciplinaridade profissional e pelo eixo teórico-prático do trabalho em AT, articulando todas as formações teórico-clínicas que obteve.

 

Esse é um dos trabalhos de Ana Celeste Pitiá. Nele ela diz que o AT vem se constituindo em um novo dispositivo clínico que percorre espaços comunitários possíveis, como forma de atenção psicossocial. O objetivo é cooperar no processo de proposições de práticas novas que tenham, em vista o sujeito atendido em saúde mental, valorizada a produção de sentido das ações desenvolvidas no AT em favor das demandas subjetivas. Favorecer a inclusão e a reabilitação dos acompanhados no At é compreendê-los como sujeitos do próprio tratamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Jardim Secreto, inspirado no livro de Frances Hodgson Burnett, O Jardim Secreto é daqueles filmes que ficam marcados na memória. Tem a ver com a infância, mas tem também um belo ensinamento sobre a vida e o que realmente importa.

A magia de um local secreto para brincar e fazer novas descobertas como aprender sobre as plantas ou cuidar delas traz vida não só para Mary, mas para seu primo Colin. E não deixa de ser uma metáfora interessante. Qual criança não teve esconderijos secretos?

O que chama a atenção é de onde vem a saúde tão frágil de Colin. Ele nasceu prematuro e sua mãe faleceu no parto; E ficou sempre acamado.

É um encontro de duas crianças que se sentiram abandonadas. E a partir desse encontro, vivem um recomeço. Quando ambos se encontram tudo começa mudar. Acostumados com solidão, mas agora presenteados um com a presença do outro, ambos passam a crescer, se desenvolver, se liberar e principalmente construir seu caráter.

O personagem principal é o jardim. O jardim é uma alegoria para as crianças. O filme é a história da regeneração de duas crianças, infelizes, autocentradas e insuportáveis. Eles recuperam não a riqueza, mas a felicidade natural infantil e a esperança no futuro.

 

 

 

• LOCAL: Hotel Estoril. Rua São Luiz, 139 - Centro, Marília – SP.

• DATA: 26/10/2019.

• HORÁRIO: 08h30 – 12h30.

• PARTICIPANTES: Médicos, psicólogos e estudantes.

• INVESTIMENTO:

• Participantes Agregados e Associados ao NPMR e Estudantes: R$ 90,00 (noventa reais) por encontro.

• Participantes não agregados ao NPMR: R$ 120,00 (cento e vinte reais) por encontro.

 

 

PROGRAMAÇÃO 2019

 

26/10: Profa. Dra Ana Celeste Pitiá –Doutora em Saúde Mental e especialista em Acompanhamento Terapêutico (AT). Coordena o Instituto Conviver de Ribeirão Preto.

23/11: Liana Pinto Chaves - Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

 

Agradecemos antecipadamente a presença de todos e estamos à disposição.

 

Comissão Científica

Cibele Maria Moraes Di Battista Brandão (Coordenadora)

Carla Crepaldi de Melo Pádua

Edna Carlos de Souza Cardoso

Av. Rio Branco, 1132 • Sala 83 • Ed. Rio Negro Center   |   TeleTelefone: (14) 3413-3307