CFPP e CAPP

Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CFPP) e Curso de Aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica (CAPP)

 

A Comissão de Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CCFPP) tem a finalidade de administrar os cursos de formação psicoterápica. Coordena os Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CFPP), bem como a continuidade desta formação com os Cursos de Aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica (CAPP).

 

O Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica tem como objetivo a formação teórica e técnica em psicoterapia psicanalítica e assim qualificar profissionais graduados nas áreas de psicologia e psiquiatria, e outras que exerçam legalmente atividades de atendimento clínico. Visa, preparar os profissionais para o atendimento clínico de pacientes adultos, e expandir o conhecimento psicanalítico para que mais profissionais tenham acesso e se beneficiem dos seus resultados.

 

 O CFPP do NPMR não forma “psicanalistas”, nem autoriza que os seus formados se intitulem como tais. A formação psicanalítica stricto sensu deve ser realizada nos Institutos de Psicanálise das Sociedades Psicanalíticas filiadas à IPA.

 

O CFPP tem como objetivo geral preparar os interessados para o exercício da atividade clínica como Psicoterapeutas de Orientação Psicanalítica.

Dentre os objetivos específicos, pretende-se que ao concluir o curso, o profissional deverá estar apto a fazer uma avaliação psicodinâmica dos pacientes a serem atendidos, bem como executar os procedimentos terapêuticos dentro de um referencial psicanalítico. Também se espera que os alunos possam avaliar os procedimentos e os processos implicados no atendimento e fazer encaminhamentos a outros profissionais, quando indicados. Por fim, que possam desenvolver uma conduta ética no tratamento de seus pacientes e na relação com os colegas e Instituições.

 

Quanto ao conteúdo programático serão ofertadas as disciplinas de Freud, Klein e Bion como base teórica. Psicopatologia psicanalítica e psicodinâmica e Fundamentos filosóficos da Psicoterapia Psicanalítica são ofertados para uma introdução ao estudo da cientificidade dos fundamentos psicanalíticos. Com relação a teoria e prática clínica há a Disciplina de Teoria da Técnica e Seminários Clínicos. O desenvolvimento da Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, com um trabalho de conclusão de curso (TCC) orientado pelos docentes, visa desenvolver a pesquisa e a comunicação escrita.

O CFPP tem a duração de 2 anos, com aulas semanalmente às sextas-feiras em período integral. A seleção é bianual, nos anos pares, com inscrições antecipadas de acordo com editais da Secretaria do NPMR.

 

 Como complemento, objetivando a continuidade da formação em Psicoterapia Psicanalítica, O NPMR oferece o Curso de Aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica (CAPP) aos formados em seus Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica, com disciplinas programadas semestralmente ou anualmente, de março a junho e de agosto a novembro em acordo com o interesse dos alunos e da programação segundo a oferta dos docentes do CAPP.

 

 

 

Coordenador: José Antonio Pavan

 

Av. Rio Branco, 1132 • Sala 83 • Ed. Rio Negro Center   |   TeleTelefone: (14) 3413-3307